top of page

Estratégias para a difusão de tecnologias para o cultivo do abacaxizeiro no Espírito Santo

Projeto Concluído

O abacaxizeiro é uma das culturas mais importantes do estado do Espírito Santo, sendo um dos destaques da fruticultura capixaba. No entanto, a produção e o rendimento são baixos e a fusariose é a principal doença que limita seu cultivo. No ano de 2006, o Incaper, em parceria com a Embrapa lançaram a cultivar Vitoria, resistente a fusariose e apresentou rendimento de 45.000 frutos por hectare em Boa Esperança, o dobro da média nacional.


O projeto teve como objetivo estudar as cultivares Pérola e Vitória visando atender as demandas da cadeia produtiva do abacaxi, ampliar a área plantada e a produção de frutos de melhor qualidade para o mercado interno e exportação, além de divulgar tecnologias de produção. Foram realizadas instalações de Unidades de Observação/Demonstrativas em Mucurici, Sooretama e Boa Esperança, análise sensorial em estabelecimentos comerciais nesses municípios, distribuição de 5.000 mudas do abacaxizeiro Vitória, dia de campo para capacitação de técnicos e produtores rurais e nivelamento sobre o manejo do abacaxizeiro para técnicos e extensionistas.


As cultivares Pérola e Vitória se comportaram melhor com o uso do plantio na lona (mulching). A cultivar Pérola apresentou um índice maior por contaminação por fusariose, sendo necessário o uso de fungicida para o controle da doença. Quando cultivada no mulching, a segunda colheita (soca) ficou praticamente inviabilizada devido ao tombamento das plantas. A cultivar Vitória apresentou maior índice de contaminação por virose e seu cultivo demonstrou não ser recomendado sem o uso do mulching. Essa cultivar apresentou-se mais resistente, demonstrando ser uma alternativa para a agricultura orgânica.

Assista ao vídeo do projeto!

Galeria de Fotos

!
Municípios Abrangidos
Coordenador do Projeto
Ivanildo Schmith Kuster
Incaper
bottom of page