top of page

Estruturação de OCS no norte do Espírito Santo e avaliação dos impactos econômicos e sociais na vida dos agricultores familiares.

Projeto Concluído

No Brasil existem três formas de garantir a qualidade orgânica dos produtos: a Certificação, realizada por certificadoras credenciadas, os Sistemas Participativos de Garantia (SPG), e o Controle Social para a Venda Direta sem Certificação, chamadas de Organização de Controle Social (OCS).


Os últimos dois mecanismos são caracterizados como sistemas participativos, que garantem a presença dos grupos interessados, incluindo agricultores, consumidores, instituições de apoio. A Certificação e o SPG compões o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) e são realizados por Organismos de Avaliação da Conformidade Orgânica. Ambos os sistemas conferem às unidades de produção o selo de certificação “Brasil orgânico”.


O projeto objetivou avaliar o impacto social e econômico da regularização da produção orgânica pelo apoio e criação da OCSs entre os grupos de agricultores em transição agroecológica. Foi realizada a promoção e ampliação dos canais de comercialização nos municípios de Aracruz, Linhares e Jaguaré e região. Ao longo das atividades foram realizadas diversas metodologias como intercâmbios com as famílias rurais, diagnósticos rurais participativos, seminários e cursos. Esse conjunto metodológico permitiu ampliar o leque agroecológico no norte do Espírito Santo, trazendo diversos resultados importantes. Dentre esses resultados obtidos nesse projeto estão:

1 - A criação da OCS Bio Jacutinga no Distrito de Farias, em Linhares;

2 - A realização do Encontro de Agroecologia Norte Capixaba, em Linhares;

3 - Implementação do SPG e Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) pela Associação Rede Bem Viver de Agroecologia;

4 - Criação de mecanismos de comercialização de produtos orgânicos vias cestas no município de Linhares;

5 - Estruturação de uma agroindústria de mini processados;

6 - Fortalecimento da articulação em rede entre os participantes.


Essas iniciativas não apenas promoveram a sustentabilidade ambiental e econômica, mas também fortaleceram a integração comunitária e a valorização dos produtos orgânicos na região.

Assista ao vídeo do projeto!

Galeria de Fotos

Publicações

Resumo

As ferramentas de extensão rural empregadas na estruturação das OCS (Organização de Controle Social) no município de LinharesCadernos de Agroecologia, 2024, https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/8688/6388

 

Notícia

Incaper - Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santohttps://incaper.es.gov.br/Not%C3%ADcia/agroindustrias-apostam-em-minimamente-processados-para-alimentacao-escolar-no-espirito-santo

Municípios Abrangidos
Coordenador do Projeto
Daniel do Nascimento Duarte
Incaper
bottom of page