Estudo do impacto de técnicas de colheita na melhoria da qualidade física e sensorial do café e difusão de tecnologias de pesquisa no meio rural e acadêmico
Projeto Concluído

O consumo global de cafés de qualidade e especiais está em ascensão, o que tem incentivado os produtores rurais a aprimorarem suas técnicas de produção. Em resposta a esse mercado especializado, é essencial uma classificação precisa, tanto física quanto sensorial, dos cafés produzidos.
Este projeto teve como objetivo avaliar o impacto das técnicas de produção de cafés de qualidade desde a escolha do material genético e implantação correta das lavouras até as técnicas de processamento pós-colheita, visando melhorar a qualidade física e sensorial dos cafés provenientes da agricultura familiar no sul do estado do Espírito Santo e as condições socioeconômicas dos seus produtores.
A equipe de Agentes de Transferência de Tecnologia (ATT) dos profissionais do Incaper participou de dois cursos voltados para a produção de cafés de qualidade e capacitaram os produtores rurais na produção de cafés de qualidade e especiais por meio de cursos e dias de campo. Foram também aplicados questionário socioambientais e realizada a coleta de pelo menos duas amostras de café para análise física e sensorial.
A capacitação de ATT do Incaper proporcionou uma atuação de ATER mais impactante e adequada ao cenário capixaba, capacitando os produtores para produzir e identificar cafés de qualidade superior. Os produtores rurais aprenderam sobre princípios de gestão, a importância do planejamento na implantação de lavouras, manejo adequado dos cafeeiros, além do dimensionamento correto das estruturas de secagem e pós-colheita dos cafés.
Assista ao vídeo do projeto!
Galeria de Fotos
Municípios Abrangidos
