top of page

A política estadual para as mulheres rurais e da pesca: uma análise do impacto socioeconômico e ambiental a partir da mediação feminista.

A política estadual para as mulheres rurais e da pesca: uma análise do impacto socioeconômico e ambiental a partir da mediação feminista.

Projeto Concluído

O projeto das Cadernetas Agroecológicas Capixabas teve como principal objetivo analisar os impactos socioeconômicos e ambientais do acesso de mulheres capixabas agricultoras e pescadoras de base familiar ao programa estadual “Elas no Campo e na Pesca” quando atendidas pelo sistema oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) dentro da perspectiva da ATER feminista. Dessa forma, os extensionistas e bolsistas envolvidos no projeto foram capacitados em ATER Feminista através da metodologia das Cadernetas Agroecológicas. Em seguida, foram envolvidos grupos de mulheres pescadoras em Itapemirim, indígenas em Anchieta, quilombolas em Laranja da Terra, descendentes de italianos em São Roque do Canaã e mulheres da agroecologia em Boa Esperança. Essas mulheres participaram de diversas ações como rodas de conversa, mapa da sociobiodiversidade, intercâmbios e preencheram as cadernetas com suas produções. Todo esse processo contribuiu para a tomada de consciência de gênero pelas mulheres, técnicos e bolsistas diretamente envolvidos e maior acesso às oportunidades da política "Elas no Campo e na Pesca".

Assista ao vídeo do projeto!

Galeria de Fotos

Municípios Abrangidos
Coordenadora do Projeto
Alessandra Maria da Silva
Incaper
bottom of page