top of page

Desenvolvimento de tecnologias para produção de mudas micropropagadas de banana e morango e avaliação de seu impacto socioeconômico

Projeto Concluído

A propagação comercial da bananeira e do morangueiro é, em sua maioria, feita por meio de mudas vegetativas. Contudo, esse método pode afetar a qualidade fitossanitária das mudas, levando ao acúmulo de patógenos. A micropropagação, por sua vez, permite a produção em larga escala de plantas in vitro, possibilitando a obtenção de material livre de pragas e doenças. Esse método permite o acesso mais rápido dos agricultores a mudas de melhor qualidade, especialmente variedades tradicionais, novas cultivares e híbridos desenvolvidos pelos programas de melhoramento genético, que apresentam características agronômicas vantajosas.


O projeto objetivou avaliar a contribuição das ações de pesquisa, assistência técnica e extensão rural na melhoria da cadeia produtiva de banana e morango, por meio da utilização de mudas matrizes de alta qualidade fisiológica e sanitária, provenientes de micropropagação.


No laboratório de Cultura de Tecidos e Células Vegetais do CPDI Serrano - Incaper, mudas de bananeiras de cultivares promissoras para o Espírito Santo foram multiplicados in vitro e, sem seguida, encaminhadas para testes em unidades de demonstração de produtores credenciados, onde seu desempenho foi avaliado em casas de vegetação e no campo. Os impactos econômicos e sociais da utilização das mudas micropropagadas e sadias foram estimados com base nas taxas de adoção obtidas por meio das informações dos técnicos da extensão rural nos municípios e pesquisadores da equipe do projeto.


Foi possível adaptar protocolos de introdução no cultivo in vitro e multiplicação in vitro de bananeiras das cultivares Ambrosia, Vitória, Tropical, Red Yade, Terrinha, Figo Verde. Foram multiplicadas diversas cultivares (BAG in vitro) utilizando procedimentos padrão já existentes. Foram fornecidas aproximadamente 5.000 mudas de bananeira para produtores rurais credenciados, servindo como mudas matrizes, fortalecendo a cadeia produtiva da banana.


Foi possível multiplicar 8 cultivares de morango com protocolos já estabelecidos e adaptar pelo menos um protocolo de enraizamento para a cultivar de morangueiro “Aleluia”. Foram entregues aos produtores rurais cadastrados pelo menos 2.000 mudas dos 8 cultivares de morangueiro contribuindo para a cadeia produtiva do morango. Foram fornecidas por volta de 1.000 mudas de 8 cultivares micropropagados de morango para experimentos em projeto parceiro “Adaptabilidade e estabilidade de produção de cultivares de morangueiro em sistema semi-hidropônico no Espírito Santo”.

Assista ao vídeo do projeto!

Galeria de Fotos

Municípios Abrangidos
Coordenadora do Projeto
Mírian Piassi
Incaper
bottom of page