Elas podem nas criações de abelhas
Projeto Concluído

Mulheres capixabas estão atuando ativamente nas cadeiras produtivas da apicultura e meliponicultora da região do Rio Doce, envolvendo a criação de abelhas africanizadas e abelhas sem ferrão nativas. Esse projeto ofereceu às mulheres a oportunidade de aplicar suas habilidades em benefício das criações das abelhas, de forma mais amorosa e respeitosa com a natureza, promovendo inclusão de todos os membros da família, compartilhando conhecimentos e saberes.
Com o objetivo de apoiar e fortalecer a participação das mulheres nas cadeias produtivas das abelhas na região do Rio Doce capixaba, o projeto viabilizou a criação de uma rede solidária entre as mulheres capixabas na apicultura, fortalecendo espaços de troca de experiências e construção dos saberes relativos às abelhas e das tecnologias apícolas agroecológicas na Estação das Abelhas (Incaper) e nas Unidades de Experimentação Participativa e de Aprendizagem Coletiva (UEP). Além disso, o projeto visou capacitar e qualificar os núcleos familiares em manejos apícolas agroecológicos, produtos apícolas e artesanatos relacionados às abelhas da logomarca “Elas podem nas criações de abelha”, facilitar o acesso aos circuitos de comercialização desses produtos e avaliar e compartilhar os resultados alcançados.
O projeto cadastrou 55 mulheres. Dessas, 35 foram beneficiadas diretamente pelo projeto, alcançando 97 pessoas, quando considerados os membros das famílias. Espera-se que o coletivo de mulheres participantes do projeto seja um exemplo de empoderamento e protagonismo das criadoras de abelhas na região do Rio Doce Capixaba.
Assista ao vídeo do projeto!
Galeria de Fotos
Municípios Abrangidos
