top of page

Investigação de Perfis Sensoriais e de Determinantes de Qualidade de Cafés da Agricultura Familiar do Caparaó Capixaba

Projeto Concluído

Nos últimos anos, tem havido um crescimento significativo na produção de cafés especiais em várias regiões, acompanhado por iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, essa modalidade representa apenas uma pequena fração da safra de café no Espírito Santo.


O projeto teve como objetivo promover a produção de cafés especiais entre agricultores familiares do norte do Caparaó capixaba, focando na identificação dos perfis sensoriais e dos principais determinantes de qualidade. Abrangendo os municípios de Divino de São Lourenço, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna e Muniz Freire, que possuem alguns dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) mais baixos do estado. Foram realizadas capacitações e cursos avançados e básicos de torra para capacitar recursos humanos.


Foram conduzidas análises utilizando coordenadas geográficas de pontos nas propriedades para estudar dados como radiação solar, face de exposição solar, altitude e temperatura. Diferentes altitudes mostraram resultados promissores em termos de pontuação e análise sensorial dos cafés, revelando a importância do clima na determinação da qualidade dos grãos.


Amostras de cafés, tanto de famílias participantes quanto não participantes do projeto, foram submetidas a análises físicas e sensoriais nos seis escritórios locais de abrangência do projeto. O conhecimento adquirido sobre a produção de cafés permite que os produtores desenvolvam e apliquem técnicas que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento regional, com a produção de cafés especiais sendo um dos desencadeadores desse processo.

Assista ao vídeo do projeto!

Galeria de Fotos

Municípios Abrangidos
Coordenador do Projeto
Túlio Luís Borges de Lima
Incaper
bottom of page